Acervo

Biografia
Cybele Varela
Petrópolis, RJ, 1943
Estudou Artes Visuais no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, de 1962 a 1966. Em 1964, viajou pela primeira vez para Paris, onde se estabeleceu nos anos seguintes e participou de diversas exposições em museus parisienses. De volta ao Brasil, recebeu boas críticas por suas obras, que foram expostas em diversos estados além do Rio de Janeiro, como São Paulo, Campinas, Paraná e Belo Horizonte.
Em 1967, participou pela primeira vez da Bienal de Artes de São Paulo, exibindo três pinturas e duas esculturas. Uma delas, intitulada The Gift, foi censurada por ser considerada provocativa pela ditadura militar.
França e Suíça (1970–1990)
Graduou-se em duas renomadas escolas francesas — a Escola do Museu do Louvre (1968) e a École Pratique des Hautes Études, da Sorbonne (1969). Exibiu suas obras em galerias privadas e participou de diversas exposições de importantes grupos, como o Salon de Mai, Salon Comparaison e Grands et Jeunes d’Aujourd’hui. Expôs no 7º Festival de Pintura de Cagnes-sur-Mer e foi a única mulher entre 40 artistas no Thirty Creators – Selection 75, ao lado de Lindstrom, Soulages, Arman e Klasen.
Em 1978, mudou-se para Genebra, Suíça. Realizou diversas exposições em Genebra, Lausana e Basileia, e apresentou fotos, vídeos e pinturas em vários países da Europa e nos Estados Unidos, com destaque para mostras em Bruxelas, Chicago e Washington, D.C.
Em 1997, a Organização das Nações Unidas recebeu do governo brasileiro uma de suas obras, hoje em permanente exibição no Palácio das Nações. Foi a primeira artista brasileira, depois de Cândido Portinari, a ter uma obra doada pelo governo brasileiro à ONU.
2000 em diante
Sua maior exposição recente foi a instalação Cangaceiros, apresentada no Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro (2003), e no Museu de Arte Contemporânea da USP – MAC USP (2005).
Exposições
No posts were found for provided query parameters.
