Location and Working Hours
Rua Oscar Freire 540, Jardins - São Paulo/ SPCurators
Celso FioravanteRubem Valentim – A Pintura Pulsa

A Galeria Berenice Arvani realiza a partir de 13/9 a exposição Rubem Valentim: A Pintura Pulsa – segunda individual dedicada ao artista baiano Rubem Valentim (1922-1991). Sob curadoria de Celso Fioravante, a mostra apresenta 32 obras realizadas entre os anos 1960 e 1980, entre pinturas, desenhos, guaches, esculturas e relevos, além de oito estudos de grandes dimensões. Com uma uma arte comprometida com a transformação consciente do signo, a mostra prioriza a matriz construtiva do artista, que, aliada a seu intenso sincretismo religioso e seu apuro cromático, posicionou Rubem Valentim no panteão dos grandes artistas da segunda metade do século 20, e um dos mestres do construtivismo no Brasil.
Rubem Valentim é considerado um dos maiores artistas representantes da cultura afro-brasileira. Movido por questões ideológicas, Valentim buscou na cultura afro-brasileira e na cultura popular africana as características que norteariam seu trabalho até o final da vida. Ele sintetizou os elementos presentes nos cultos de candomblé, como os oxês de Xangô em objetos geométricos, em linearidade, como uma espécie de escrita para esses elementos, uma nova signografia, uma arte semiótica, que promove uma leitura profunda, sintética e habilidosamente cromatizada da identidade afro-brasileira.
Rubem Valentim criou uma espécie de escrita para esses elementos, uma nova signografia, uma arte semiótica, que promove uma leitura profunda, sintética e habilidosamente cromatizada da identidade afro-brasileira.
Curadoria: Celso Fioravante
