Acervo

Biografia
Max Bill
Winterthur, Suíça, 1908 - Berlim, Alemanha, 1994
Max Bill (Winterthur, Suíça, 22 de dezembro de 1908 – Berlim, 9 de dezembro de 1994) foi designer gráfico, designer de produto, arquiteto, pintor, escultor, professor e teórico do design. Sua obra o coloca entre os mais importantes e influentes designers do século XX e do século atual, sendo uma das principais referências do concretismo.
Teve atuação fundamental na educação do design, especialmente como professor da Escola de Ulm, onde influenciou profundamente o perfil assumido pela Escola Superior de Desenho Industrial tanto no Brasil quanto na Alemanha.
Estudou na Arts and Crafts Academy de Zurique entre 1924 e 1927, na Bauhaus e na Escola de Artes e Ofícios de Dessau. Considerado um dos expoentes da Bauhaus, onde estudou artes, tornou-se seguidor dos princípios estilísticos e metodológicos da escola.
Em 1929, mudou-se para Zurique e se tornou uma das figuras centrais da Escola Suíça de Design Gráfico. Nessa fase, incorporou o conceito universalista de arte concreta proposto por Theo van Doesburg. Max Bill defendia um design tipográfico determinado pelo uso de grids (malhas tipográficas) e acreditava na relação direta entre design e precisão matemática. Sua arquitetura possuía caráter anti-historicista, enquanto sua teoria e produção seguiam uma estética funcionalista.
Entre 1935 e 1953, criou no campo da escultura diversas variações sobre o tema do laço infinito, frequentemente realizadas em metal polido. Atuou como professor e diretor da Escola de Ulm e da Escola de Zurique, além de organizar importantes exposições de arte — particularmente de arte concreta — entre 1944 e 1960.
Exposições
No posts were found for provided query parameters.
